Adib Taherzadeh

O sr, Adíb Taherzadeh completou brilhantemente sua pesquisa de quinze anos acerca das Escrituras Bahá'ís e de uma tarefa concluída através de um dom herdado e por suas próprias experiências, desde os primeiros anos de infância. Seus avós paternos aceitaram o Báb (1819-50) o Profeta-Arauto da nova Revelação em Yazd, por ocasião da memorável visita de Vahíd; seu pai Háji Muhammad - Táhir-i-Málmírí, foi um dos primeiros discípulos de Bahá'u'lláh e devotou a maior parte de sua vida centenária ao energético serviço bahá'í em e ao redor de Yazd como professor e historiador da Fé, deixando memórias que serviram como valiosa fonte para as pesquisas de seu filho. Do lado matemo, o autor é bahá'í de quinta geração, descendente de mártires de Nayriz. Crescendo na fanática cidade de Yazd o sr. Taherzadeh passou pelo escámio e apedrejamento por outras crianças, interrogação quando jovem, e frequentemente acompanhou seu pai em circunstâncias de real perigo.

Após formar-se na Universidade de Teerã, seguiu para a Inglaterra para trabalhar, voltando mais tarde para esse país em 1949, para tomar parte no plano de Seis Anos da Comunidade Bahá'i Britânica, em Glasgow e Dublin. Foi durante doze anos, membro da Assembleia Espiritual Nacional das Ilhas Britânicas, tomando-se em 1972 o coordenador da Assembleia, na República Irlandesa. Em 1976 foi designado membro do Corpo de Conselheiros para a Europa, visitando a maioria de seus países e fixando residência em Dublin.

O sr, Taherzadeh foi muito conhecido dentro da Europa através de seu conhecimento sobre a Fé Bahá'í e sua eloquente narração desta história. Ele também fez palestras em vários outros lugares do mundo.

Veio a falecer em 1999, deixando uma vasta literatura sobre a história e ensinamentos da Fé Bàhá'í.